31 janeiro, 2006

Media VS Claques

Como já pude reparar, o acto de meia dúzia de indivíduos (que eu saiba até agora por identificar) já deu para despoletar o ódio nacional pelas claques.
Os media, adoptando a táctica a que já nos habituaram há muito tempo, aproveitam logo este tipo de acontecimentos polémicos quando envolvem, alegadamente, membros de uma claque para vender.

Ora, em primeiro lugar, pergunto: onde estavam os media nas agressões recentes à claque do boavista no seu próprio estádio? Onde andam os media quando nós, adeptos e membros de claques em particular, somos vítimas de abuso de direitos fundamentais todas as semanas? Ondem param os media quando se fazem coreografias, quando se apoia e não há problema nenhum? Enfim, não vale a pena bater no ceguinho.

Em segundo lugar, gostava de esclarecer meia dúzia de coisas:
1. Mesmo que os indivíduos que atacaram Adriaanse sejam mesmo dos Super (que, relembro, é apenas uma hipótese), são 6 ou 7 pessoas que agem consoante a sua consciência. Não houve naquele acto qualquer movimento colectivo planeado com antecedência.
2. Já se diz que os Super nem sequer cantaram no jogo, sinal de que já vinha aí asneira. Mentira, mentira, mentira. Informem-se das coisas antes de dizerem disparates.
3. Fala-se em very-lights por todo o lado. Porra, que eu saiba para se ser jornalista não basta saber escrever - é fundamental estar-se bem informado. Se eu não sei o que é uma tocha, procuro saber o que é, certo? Deixem de dizer asneiras.
4. Fala-se também da urgência de "mostrar quem manda" no futebol. Pede-se que os clubes se "separem" das claques. Ora bem, por mim podem afastar-se que eu até acho muito bem. Quanto mais longe de SAD's e dirigentes melhor. Mas não me venham com argumentos estúpidos. Quem manda nos clubes são os adeptos. Infelizmente há quem precise de destruir um carro para mostrar o que pensa. Eu, por exemplo, 2ª lá estarei para insultar o Adriaanse se ele voltar a inventar.
5. Já percebi também que a projecção deste acontecimento não é um interesse meramente económico. Há quem já ande para aí com teorias de que o Porto está em crise, que os adeptos não se identificam com a equipa e o Pinto já não tem mão em nada. Meus caros, por muito que vos custe e por muito que o holandês invente, nós vamos em primeiro. Se isto é crise, então os outros estão como?
6. Podem andar aí semanas a dizer que as claques são o mal do futebol. Lamento, mas a única coisa que vão conseguir é influenciar as pessoas que não percebem nada disto. Quanto muito conseguem que a polícia nos "aperte" mais nos próximos jogos. Obrigadinha.

Já sei que não vale mesmo a pena ficar furiosa com as parvoíces que se dizem e pensam nestas alturas. Já sei que não sou eu que vou mudar a opinião pública em relação às claques. Mas pronto, para todos os que não percebem o que é uma claque:

imaginem um jogo numa segunda à noite, num estádio no fim do mundo, com bilhetes a 15 euros, a chover a potes...e SEM CLAQUES. Tentem visualizar as bancadas... Estão VAZIAS não estão?

1 comentário:

Bacalhau disse...

Esta merda é assim... se fosse dentro do estádio que eles espancassem o gajo, era uma coisa... pk aí toda a gente podia ver se era a clake ou não...

Agora, cá fora, embora possam ser uns gajos quaisqueres, a polícia só tem é que os apanhar e meter lá dentro!!!

Mas que tanto a vossa claque como o Pinto praticam um ambiente de impunidade em relação a estas merdas, praticam! E isso tá mal...

Ser adepto é ser como tu... é aplaudir nos momentos bons e maus... e insultá-los do piorio quando merecem... pk aí não se está a ser adepto se se acha que eles tão a cagar pra gente!!!

Não é andar a foder automóveis...