30 janeiro, 2008

10 razões para odiar o sportem


Toda a gente sabe que o maior ódio dos adeptos do meu clube tem outro nome. Por causa de outros tempos e porque estão em todo lado. É um facto. Por isso mesmo, apresento-vos 10 razões para largarem essa ideia idiota que lá em baixo há outros que os odeiam tanto como nós e que, por isso, não devemos odiar muito esses. Mentira. No fundo, pretendo apenas mostrar-vos como é tudo a mesma merda.

1. A ELITE

O sportem assume-se como o clube da elite. Nasceu com um Visconde e cresceu através das classes mais altas de Lisboa. Hoje continua a ser reflexo disso mesmo. O lagarto típico é abastado, de direita e tem o cabelo à frente dos olhos. Não quero com isto dizer que estas pessoas não têm lugar no futebol. Nada disso. Só acho que estavam melhor num congresso do PP.

2. O ESTÁDIO

Deles não se podia exigir muito bom gosto, claro. Mas aquele estádio supera todas as más expectativas. Já fui lá 5 vezes e o meu primeiro pensamento ao entrar continua a ser: "que coisa tão feia". De maneira que me irrita aquela conversa de "isto é muito moderno" e "serve para disfarçar quando está pouco público". Admitam que têm um dos estádios mais feios do mundo e que, ainda por cima, pagam mais do que qualquer outro adepto a jogar em casa.

3. O HINO

Poderia ficar-me pelo nome Maria José Valério e vocês já alcançavam a ideia. A menos que seja só a mim que ela me irrite. Não acredito.
"Rapaziada oiçam bem o que eu lhes digo/ E gritem todos comigo/ Vivó sportem/ Rapaziada quer se possa/ Ou se não possa/ A vitória será nossa/ Vivó sportem". Há hinos muito bonitos em Portugal. Este não é, certamente, um deles. A letra é ridícula, o ritmo é enervante... e é cantado por uma mulher com uma madeixa verde.

4. O VERDE

Dizem que é a cor da esperança e realmente esperança é coisa que não falta aos lagartos. Ser do sportem é, acima de tudo, conseguir não se suicidar depois do jogo com o CSKA. Aí tenho de dar o braço a torcer, porque eles aguentam coisas que não estão à altura de qualquer ser humano.
Mas voltando ao verde, sou só eu que acho que eles têm um equipamento horroroso?

5. CACHECÓIS, NOMES E CÂNTICOS

O lagarto tem, por norma, aqueles cachecóis às riscas, bem lavadinhos e apenas pousado sobre os ombros. É chique e deve ser por isso que se roubam tão poucos cachecóis do sportem: Channel custa a queimar.
Pesquisei alguns nomes de ex-presidentes deles (é triste, eu sei): Pistacchini, Navarro, Cazal-Ribeiro, Nazareth, José de Sousa Cintra, Pedro Santana Lopes (este nem é nada de especial, mas tinha de estar aqui porque eu gosto imenso dele), Holtreman-Roquette, Dias da Cunha... Enfim, só para vos mostrar como se torna aborrecido dizer qualquer coisa como "oh Holtreman-Roquette, vai para o ...".
Estes elitismos todos levam-nos a pensar que são mais do que nós, reles membros da plebe. E, por isso, enchem-nos de falsos moralismos. Por exemplo: querem acabar com os insultos no futebol. Já é triste que alguém cante que tem "uma curva belíssima", quanto mais tirarem-nos vocábulos que servem apenas para relembrar os adversários que a mulher deles pode, por exemplo, estar a traí-lo naquele exacto momento. Ou que, infelizmente, a mãe do árbitro entrou no triste mundo da prostituição.

6. O CLUBE COM MAIS TÍTULOS NA EUROPA

A par do Barcelona, se não me engano, o sportem ostenta o orgulho de quem tem mais de uma centena de títulos juntando todas as modalidades. Por exemplo, na secção de campismo, os lagartos são invencíveis na malha. Só no futebol é que têm um palmarés muito fraco. Mas também quem é que dá importância a 11 homens a correr atrás de uma bola?

7. LISBOA - 2ª CIRCULAR - MOUROS

Não percebo como é que se odeiam tanto os outros e se esquecem das semelhanças com estes. A mesma cidade, a mesma zona, o mesmo povo. Deviam ter direito ao mesmo ódio. É uma injustiça.

8. A CANTERA

Digam lá que esta não é a palavra mais lagarta do mundo? Até dá vómitos só de escrever. Eles orgulham-se de terem uma das melhores escolas da Europa, mas depois é vê-los à rasca de dinheiro porque não a sabem aproveitar. Adoram o Figo e ele festeja golos contra eles. Batem palmas ao Ronaldo quando ele marca contra eles. Dão o Quaresma e o Simão aos maiores rivais. Chega a meter dó.

9. O SISTEMA

Ora aí está mais uma palavra inventada pelos lagartos. Nunca cheguei a perceber se era o Porto que queriam atingir com isso, se era o benfica, se eram ambos, se era o Carcavelinhos (sem desprimor para o grande Carcavelinhos). Acho que, no fundo, nem eles sabem o que querem dizer com isso. Mas nem é o ladrar deles que me irrita, disso até gosto, de os ver com os olhos vermelhos a dizer que aquilo não foi um atraso.
O que me tira do sério é a atitude deles perante a arbitragem. Um adepto do sportem não faz nada senão mandar vir com o árbitro. Para eles, cada vez que o Moutinho cai ao chão é falta, penalty, duplo cartão vermelho e 10 jogos de suspensão. E depois são campeões à custa do Paixão ou dos mergulhos do JVP e já não piam.

10. NÃO FAZEM MAL A NINGUÉM

Na loucura, mandam os adversários "bugiar". Quando se irritam, dizem "bolas". E há os que até chegam a gritar "caramba!". Recebem-nos bem, nem umas pedritas ou umas garrafinhas pelo ar, e até nos deixam, em condições normais, abafar a casa deles. Assim não pode ser. Que eles sejam do sportem porque não percebem nada de futebol, tudo bem. Que eles sejam elitistas e tudo mais, na boa. Agora, por favor, comecem a perceber que nós queremos mesmo que nos odeiem.

P.S. Este post é, obviamente, uma brincadeira. Na verdade, é impossível não gostar do sportem.

7 comentários:

Anónimo disse...

Isto tudo por causa da derrota de Domingo? Deves andar a ter pesadelos com o Sporting para te dares ao trabalho de escrever um post destes...

Como não cheguei a soltar um "bolas", não chegou para me irritar... Mas ainda gritei mentalmente um "caramba!" ao ver que há portistas mais preocupados em gastar palavras para descrever o meu Sporting, do que com as palavras proferidas por um certo mustang a um determinado professor...

E se fosses "bugiar"? Não te devia fazer mal nenhum...

Anónimo disse...

catarina sinceramente axo que não te devias de interessar tanto por um clube de 2ª linha. a nossa rivalidade é o milan, o barcelona, o manchester, o chelsea, o arsenal, o real madrid não o belenenses, o guimaraes, o benfica, e muito menos um gil vicente um setubal ou um... sportem.

Anónimo disse...

Ora lá está a crónica do dia, isto ainda é melhor que o "seja feliz em 10 passos"

Lá que eles se julgam a elite, oh lá isso é verdade! Provavelmente a unica coisa que temos em comum com a lampionagem é nao suportarmos a "classe" da garotada do sportem. Digo eu.

Onde eu moro lá em Lisboa, a coisa que mais irrita tanto benfiquistas como nós portistas, é a atitude dessa classe alta merda perante os jogos da jornada. Passo a explicar: Se está a ser transmitido o jogo do slb e estes estão a perder, os primeiros a aparecer no café pa vir mandar bocas de classe aos outros são os lagarteiros. Nas raras vezes em que está a ser transmitido o Porto, são os primeiros a mandar vir e a pedir para por o volume mais alto para falarem ainda mais alto, fazem questão que ouçamos as suas provocações. Agora, se por acaso,(nem por acaso esta sempre a acontecer nos ultimos anos) o sportem está a perder ou empatado com um mija na escada qualquer, cadê os lagarteiros?? NUNCA SE VÊEM! A gargante têm eles toda, a coragem? Ui onde ficou ela!

Quanto ao hino, pah nao sei se é pior o deles ou "as papoilas saltitantes" dos lampiões, quanto a esse ponto nao concordo la muito...

O estádio, pah as pessoas que vao a passar por aquelas bandas e têm vontade de satisfazer necessidades fisiológicas, têm ali um wc à disposição!Logo tem a sua utilidade!
Clube com mais titulos na Europa?? Não sabia... Mas eles tambem fazem taças da amizade a nivel europeu???? ;)

O sistema foi a melhor invençao do principio do século XXI! O Dias da Cunha pah, esmerou.se nisso! Não sei se prefiro a sua classe ou a parolice do Orelhas...

Quanto às boas maneiras, livro de cabeceira de lagartagem é o "Politicamente Correcto" da Paula Bobone. Mas olha que ha muito bom lagarto (pelo menos os que eu conheço) que dizem mais caralhos e fodasses num jogo do que eu propria e eu digo pra la de bastantes! Mesmo assim isso explica.se com o factor elite e classe: Como dizia a minha tia que é sportinguista "EU SOU A TERESINHA E FUI EDUCADA NA SUIÇA. COMO OBEDIENTE QUE SOU EM VEZ DE PORRA DIGO XISSA!"

Bem aqui alguem te mandou bugiar? Eu mando.os todos po caralho e digo mais! SO NOS SABEMOS PORQUE É QUE ELES DEVIAM TODOS FICAR EM CASA!=P

Beijinhoo**

Anónimo disse...

Já por aqui passo há uns tempos, mas nunca comentei, fica hoje.

Depois do Sertanense, venham eles na Taça e no Dragão, queremos mostrar quem são os melhores (se é que há dúvidas)!

Adoro os posts, sempre com ironia q.b. e excelentes, parabéns!

Continua, a comunidade tripeira agradece :D!

Bjs

1893 disse...

o Sporting quase que é um clube!

devia ser o próximo lema dos indomáveis.

C. disse...

Eu nem durmo só de pensar que só estão a 11 pontos...

Anónimo disse...

Sim essa curtissima distância tira.me o sono e da-me pesadelos. Já fui aviar a receita de xanax e valium porque nao consigo pregar olho a noite toda. Paulo Bento Moutinho Liedson e O NOVO SANTO DO SPORTEM: izmailov. Ate ele começar a merdar as suas actuações vai ser o alvo da bajulaçao, depois se for preciso mudam o cartaz que lhe fizeram e mandam.lhe lenços brancos.