09 janeiro, 2008

FCPORTO 1 - 0 naval

De há uns anos para cá, os amarelos para limpar tornaram-se moda. Sempre que um jogador em risco de exclusão vê que o próximo jogo é para uma taça qualquer que não interessa nem ao menino Jesus (ainda que interesse sempre ao sportem, porque não têm mais nada para ganhar), faz de propósito para levar o amarelo. Quando os senhores que fazem as leis se aperceberam que secalhar os jogadores que demoravam três quartos de hora para fazer um lançamento queriam limpar a folha, foram muito mais espertos e arranjaram forma de evitar isso. Mas esqueceram-se que estavam a lidar com jogadores de futebol - os seres mais astutos a fugir às regras a seguir a qualquer português em geral e aos estudantes de jornalismo em particular. Então agora basta-lhes fazer uma palhaçada qualquer, os árbitros nem se apercebem do estratagema porque palhaçadas há muitas e, tumba, amarelo.
Tarik fez isso neste jogo e agora não vai jogar contra o braga quando, curiosamente, vai estar só a milhares de quilómetros do Dragão. Muito esperto o Tarik.

O que proponho agora é o seguinte: os adeptos do Porto deviam, à semelhança do marroquino, limpar a folha. Não perceberam? Sigam o raciocínio:
Ponto 1
o Porto é líder do campeonato com muitos pontos de vantagem
o Porto joga melhor que os outros
o Porto tem o melhor plantel
o Porto tem melhor treinador
o Porto tem melhor presidente, organização, estrutura ou o que lhe queiram chamar


Isto é básico. Em frente.

Ponto 2
os adeptos do Porto gostam que o Porto ganhe


Quanto a isto, confesso que tenho algumas dúvidas. Há muitos que lá no fundo gostavam era que o Porto perdesse para que pudessem dizer que tinham razão. Mas pronto, vou sustentar-me apenas nos princípios básicos do que é ser adepto de um clube porque estas pessoas vão muito além do que a minha capacidade intelectual consegue atingir.

Ponto 3
o Porto ganhou à naval e aumentou uma vez mais a distância para os perseguidores
(chamar-lhes perseguidores é uma simpatia)

É um facto e contra eles não há argumentos.

Ponto 4
os adeptos do Porto assobiaram a equipa


Gostava mesmo de saber explicar-vos isto, mas não sou capaz. Não chego lá. Não dá para mim. Alguma mente brilhante que tenha participado no fenómeno que explique através dos comentários por favor.

Ponto 5
já não é a primeira vez que isto acontece


Aliás, é normal os adeptos do Porto assobiarem a equipa que vai em 1º por mil pontos e que passou em 1º no grupo da Champions. Eu nem percebo como é que há tanta gente nos festejos anuais do meu clube. Pelo menos metade dos que estão ali aos gritos a dizer que o Porto é o maior passaram a época a assobiar a equipa.

Ponto 6 e conclusão brilhante
se fosse possível dar amarelos aos espertinhos que assobiam os bi-campeões e excluí-los ao fim de 5 cartões, o Dragão tornava-se um local muito melhor.


Sendo assim, proponho que estejam atentos às pessoas que se sentam ao vosso lado. Vejam-nas bem, decorem-lhes as caras e anotem cada assobio. Ao quinto, castiguem-nos. Não me interessa que recorram ao método agora mais conhecido como Luisão/Katsouranis, ou apenas às palavras. Mas façam-no. Para que no próximo jogo nós, os que gostam que o Porto ganhe, possamos disfrutar, vá, de uma vitória.

1 comentário:

1893 disse...

realmente foi incompreensível os assobios...