10 janeiro, 2008

O fenómeno Mantorras

Hoje vou falar-vos de um miúdo que gosta de jogar à bola, contra tudo e contra todos.

A primeira vez que vi o miúdo (por esta altura já acham esquisito eu chamar-lhe miúdo, mas desde que me lembro que ele tem 19 anos...) foi num memorável alverca-sportem em que ele sozinho deu um dos melhores bailes de sempre aos meus queridos amigos lagartos (ontem deram-me mais uma alegria, não falham). Lembro-me perfeitamente de pensar: este miúdo tem futuro. Não teve, coitado.

Em fase descendente da carreira, foi parar ao benfica. A super-contratação foi noticiada com toda a pompa e circunstância - como são todas naquele clube. O mundo parou para ver Mantorras chegar, ver e... não vencer.
Como todos nós sabemos, foi LFV a estar por trás deste grande negócio. O benfica cheira-me que nem pagou ao alverca e ficou a ganhar 18 milhões de contos (ainda hoje é quanto vale o jogador e ainda dizem que o Orelhas não tem olho para a coisa!...).

Como se isto não chegasse para fazer de Mantorras o herói dos lampiões, o miúdo é um bocado manco - literalmente. As lesões e as dolorosas recuperações vieram dar o toque final: Pedro Mantorras leva os adeptos do benfica às lágrimas. Só entra de vez em quando nos últimos minutos, mas é o suficiente para a histeria total despontar. Juro que é verdade, eu já estive no meio deles e vi. É de loucos.
No início até pensava que estavam a gozar o miúdo. Demorei a perceber que o sentimento era do mais puro e sensível que existe no mundo.
"Substituição no benfica: sai um gajo que não interessa, entra... PEDRO MANTORRAS! AAAAAAAAAHHHHHHHHH" (isto são os gritos, saltos e lágrimas dos lampiões).
É inexplicável o que se passa naquele estádio quando o rapaz entra.

Os treinadores passam e nunca compreendem verdadeiramente o fenómeno Mantorras. Camacho quase que chegou a chamar-lhe manco. Os espanhóis podem ser mais espertos do que nós, mas não alcançam o nosso lado mais sensível. Ou estúpido, não sei.
O certo é que o miúdo sempre que entra mete-a lá dentro. Mesmo que seja com um cruzamento que sai mal porque bate num gajo, mesmo que sobre para o Cardozo que faz um grande passe sem querer, mesmo que o Mantorras marque golo porque falha o remate.

Momento sério e sincero: Mantorras não vale, obviamente, 18 milhões de contos, mas é um bom jogador. Tenho pena dele e admiro a luta diária que trava contra os problemas físicos. Ainda assim, aponto-lhe uma grande falha: num benfica-leiria (se não me engano) que o benfica precisava mesmo de ganhar mas perdia por 0-1, Mantorras marcou nos últimos minutos e em vez de ir a correr para o meio-campo como todos os outros colegas para ainda tentar dar a volta, ficou a festejar durante meia hora com os adeptos que choravam com mais um golo do fenómeno. Podem dizer-me que o benfica também cagou muito para ele e, por isso, faz sentido esta e muitas outras atitudes. Mas um jogador que vem chorar para uma conferência de imprensa ao dizer "deixem jogar o Pedro Mantorras" como se os adversários não tivessem mais nada que fazer, ou é pouco esperto ou é burro. Isto tudo para dizer que o fenómeno Mantorras dá-me vontade de rir.

3 comentários:

Anónimo disse...

Este post é uma falta de respeito para com o Mantorras.
Nao deves gozar assim as pessoas , por isso peço-te para retirares o post.
Obrigado

tripeiro invicto disse...

A instituição slb é que é gozada neste post. O mantorras é um pobre coitado que tinha todo o potencial para ser um grande jogador, mas que teve a infelicidade de estar naquele clube que lhe destrui a carreira.

Sarushka disse...

LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL já não me ria assim ha mt tempo. "alguem", obg :)