10 janeiro, 2008

O exemplo de Postiga

Hélder Postiga é um dos casos mais estranhos do futebol português. Foi um jovem bastante promissor durante muitos anos e chegou a ser uma peça importante do Porto de Mourinho.
Através de um bom negócio, Inglaterra foi o destino do ainda jovem bastante promissor mas as coisas não correram lá muito bem.
Postiga regressou ao Porto (demos o Pedro Mendes e ainda pagámos, até dói só de pensar!...) e as coisas voltaram a não correr lá muito bem.
Depois de um empréstimo pelo meio, a situação de Postiga no Porto chegou ao ponto, muito sinceramente, de me dar pena.

O rapaz entra e ou é assobiado, ou riem-se dos falhanços dele. Não dá mais. Mesmo com um golo ou outro de vez em quando, a imagem de Postiga está completamente gasta no que ao azul e branco diz respeito.
Nunca cheguei a perceber a principal razão para isto acontecer. Os extremistas anti-Postiga dizem-me: ele é mau jogador. Mau não é. Mas também não é bom. Os que gostam dele dizem-me: tem poucas oportunidades. Agora sim. Mas só tem poucas porque já desperdiçou umas mil.

Sendo assim, não consigo antever o futuro de Postiga. Para já, é certo que vai rodar uns meses na Grécia como também é certo que vai voltar para a próxima época. Se vai finalmente correr bem, se vai voltar a correr mal, não sei. A única coisa que sei é que Hélder Postiga pode ser um bom exemplo para os jovens craques que já se acham alguém no mundo do futebol. Não só como jogador, para que vejam que não basta talento para singrar. Mas principalmente como homem, porque apesar de ser um notório mal-amado dos adeptos de futebol em geral, Postiga foi um senhor na hora da despedida. Ou melhor, do até já. Enquanto isso, Mariano fica a ganhar na corrida para o pior jogador portista do ano.

6 comentários:

Anónimo disse...

Eu que n sou um anti postiga tenho q dizer que mesmo ele n sendo brilhante axo q lhe falta vontade. Senao vejamos, em todos os jogos em q se notou q ele queria agarrar o lugar, mesmo n marcando n era jogador de desistir. E deu-nos o empate (lol) frente ao belem.
Espero que ele tenha mta sorte no futuro e axo mt bem q tenha sabido falar pk ainda é jogador do Porto, e quero acreditar q ele tb gosta do FCP.

Quanto ao Mariano...so espero q n acionem a clausula de compra lol mas entre mariano e farias venha o diabo dizer qual a melhor contrataçao... so flops este ano... Mariano, Farias, Leandrinho...so promessas mas n valem nd

Anónimo disse...

Sou anti-Postiga convicto á mts anos e infelizmente ele só me tem dado razões, foi o único ponta de lança (teimam em chamar-lhe isso) que vi dentro da pequena area adversária, isoladissimo, a fechar os olhos no momento do remate (FCP 0 - CSKA 0 na era pós-mourinho)

Não é jogador para marcar de cabeça, ou seja, não pode ficar plantado na aréa, só lhe resta correr atrás da bola e lutar (veja-se o caso do lisandro), ora este senhor tem um problema crónico em correr, a raça que possui equipara-se a um caniche.

Quem fala em oportunidades (ou na falta delas) quando sai do clube devia por a mão na consiencia e pelo menos para não andar muito para trás lembrar-se do jogo com o nacional em que mostrou toda a sua falta de garra e displicência em campo...

Temos pena (ou não) mas esse senhor não faz mm falta no Porto

Bis

Anónimo disse...

bem, eu por cá venho dizer que... o postiga nao sabe jogar. opah lamento. tenho amigas que o adoram e eu fico a olhar: pura e simplesmente ELE É UM MANCO.

Graças a Deus (e aos tonos do Pana) q o quiseram!! podia era ficar por lá ate ao fim da carreira.. aqui ele nao faz falta!

e como pessoa.. safou-se na despedida, pq de resto, conviver com ele nao é propriamente do melhor :x ele e o jesualdo tao bem um pro outro :P (ah e q falta de oportunidades??? ele jogou foi d++)

quanto ao mariano, bem, eu sei q ele tem sido um fiasco, mas eu dou.lhe algum credito... ele tem passado por alguns problemas e assobia-lo mal entra nao ajuda. no entanto, ele é campeao olimpico pela argentina, ele jogou no inter, ele é idolo no racing (alias, como LISANDRO :D) ... eu admito q até a mim ele me tem desiludido, mas dando-lhe confiança, eu acho q el inda vai la! pelo menos, esperoooooo :)


(volto a repetir, blog excelenteeeeeeeee) :D*

1893 disse...

O Farias inda nem sequer jogou...

O Leandro Lima tem 18 anos...

O Mariano sim, parece um verdadeiro flop, mas alguma coisa deve valer, nao e qualquer jogador que teve no Inter vindo do Palermo (ou seja, nao foram enganados por videos) e chega a selecção argentina.

Anónimo disse...

O farias vai jogando.. jogou em Fátima no jogo q mais nojo meteu, joga na intercalar n faz nadinha... isso basta pa ver q n chega

tripeiro invicto disse...

Pelos vistos os únicos Argentinos que sabem jogar futebol na Europa, o Porto já os tinha. Lucho e Lisandro. Mas também não é facil entrar no Porto. Há que provar que merecem o lugar.