12 maio, 2008

TRI

É uma palavra bonita, não é? E, nós, portistas, andamos aqui a dizê-la há um mês e tal sem razão nenhuma. Afinal de contas, o campeonato acaba e os jornais escrevem "trichampions" e "tri de leão".

Se isto não é para nós rebolarmos a rir, não sei o que será.

13 comentários:

Azuleiro disse...

Não será mais o triQUASE?

tripeiro invicto disse...

os duques e viscondes falidos do nosso Portugal contentam-se com isso.
O campeonato deles é ficar em 2º lugar!!!

1893 disse...

isso é obvio tripeiro invicto, basta ler lá que o rui oliveira e costa (não tenho a certeza que seja assim), que no trio de ataque disse que preferia 2's segundos lugares a um 1º e um 3º, tudo por causa de razões financeiras...

Mata Três disse...

abaixo com o controlo dos media, o centralismo e a estupidez instalada!

Catarina Martins disse...

Quando o bentinho vem dizer "É a terceira vez consecutiva que o sbording consegue apuramento directo à champions pelo 2º lugar" com cara de quem acaba de ganhar um saco de gomas, sinceramente é mesmo para fazer rir.

TriQUASE ja dizia o azuleiro e com toda a razao...

Mas calma que por este andar ainda o benfica troca connosco na ida á champions e eu nem sabia... Quando o orelhas nao se pronuncia ha sempre algum palhaço de merda para vir fazer rir a malta!

Beijinhos azuis e brancos da Ta_8

Azuleiro disse...

Ainda bem que te pronuncias sobre isso TA. Acho engraçado que seja o jornal A Bola a fazer de tudo isto assunto de 1ª pagina, sustentando a sua teoria com um depoimento de Cunha Leal, o homem que foi Director Executivo da Liga de Clubes, à época em que Luís Filipe Vieira afirmou que “mais importante do que ganhar campeonatos, será ganhar alguns lugares na Liga”. A instrumentalização deste pasquim parece mais do que evidente, bem como uso do depoimento do “fantoche” que esteve na Liga ao serviço do SLB.
Estes Srs., que tanto que se batem pela transparência e verdade desportiva, tentam agora o ultimo meio para conseguir aquilo que não alcançaram dentro do campo, chegar a Champions através da secretaria.
Mas enganem-se porque mais uma vez vamos rir na cara deles!!
O artigo 1.04 dos Regulamentos da Liga dos Campeões, que enumera os critérios de admissão a preencher pelos clubes, não deixa dúvidas. Na alínea d), pode ler-se (o clube) não pode estar ou ter estado implicado, directa ou indirectamente, numa actividade propícia a influenciar de maneira ilícita o resultado de um jogo, ao nível nacional ou internacional.
Porém, a exclusão do FC Porto das provas da UEFA não estará em causa, pois o facto de o castigo reportar a acontecimentos verificados na época 2003/04, impede a UEFA de actuar, isto não obstante a decisão da CD ter sido conhecida na passada sexta-feira.
Esse senhor que já foi presidente interino da liga o Doutor Cunha Leal deveria estudar um bocadinho mais sobre Direito do Desporto antes de mandar para fora bitaites de um advogado de 1º ano de curso. Exponham á UEFA façam chinfrim, rebolem chorem chorem porque o maximo que vai acontecer .. é continuarem a chorar.

Tiago disse...

Caro azuleiro, apenas algumas notas:

- Ao contrário do que afirmas, não foi A Bola o primeiro diário a referir o assunto. Essa notícia saiu pela 1ª vez no Diário de Notícias, e só depois em A Bola.
- Essa cláusula temporal não consta do regulamento. Essa cláusula não existia aquando do CalcioCaos e foi por isso que foi inserida pois um clube acusado de corrupção acabou por ir à Champions e limpou aquilo. Não estou aqui para dizer se o meu clube deve ou não ir à Champions, mas é normal que essa impossibilidade se verifique apenas após uma condenação, e essa transitar em julgado, pois até lá existe a presunção de inocência. Sendo assim essa questão temporal perderia toda a importância. Outra situação que me faz pensar que a questão temporal não se coloca, mas eu também não tenho o dom da razão, é que os factos do CalcioCaos se referiam à época 2004-2005, e as condenações foram tomadas apenas no final da época 2005-2006, com o Milan a ser campeão em 2006-2007. Se foi introduzida uma cláusula por causa deste caso em concreto, penso que a teoria do "foi em 2003-2004" não será válida.

Mas resta-nos aguardar e como diria o treinador que não vem para o meu clube: "Vamos a ver, Vamos a ver..."

Azuleiro disse...

Então vamos lá saber o que dizem os regulamentos (que estão em causa) da UEFA:
"Admission criteria
1.04 To be eligible to participate in the competition, a club must fulfil the following criteria:
a) it must have qualified for the competition on sporting merit;
b) it must have obtained a licence issued by the national association concerned in accordance with the applicable national club licensing regulations as accredited by UEFA in accordance with the UEFA club licensing manual (version 1.0);
c) it must agree to comply with the rules aimed at ensuring the integrity of the competition as defined in Article 2;
d) it must not be or have been involved in any activity aimed at arranging or influencing the outcome of a match at national or international level;
e) it must confirm in writing that the club itself, as well as its players and officials, agree to respect the statutes, regulations and decisions of UEFA;
f) it must confirm in writing that the club itself, as well as its players and officials, agree to recognise the jurisdiction of the Court of Arbitration for Sport in Lausanne as defined in the relevant provisions of the UEFA Statutes;
g) it must fill in the official entry form, which must reach the UEFA administration by 4 June 2007 together with all other documents which the UEFA administration deems necessary for ascertaining compliance with the admission criteria."

Logo pela análise da alínea a) do ponto 1.04, ficamos a saber que o Benfica não irá de certeza participar na Liga dos Campeões, nem na pré-eliminatória como sugeria A Bolha porque só o podem fazer os clubes que o atinjam através de Mérito Desportivo. Como se sabe o Benfica ficou num honroso 4º lugar na Liga, mas que não lhe dá o Mérito Desportivo para poder participar na prova milionária. Que azar…

No que respeita à tal alínea d) do ponto 1.04, e seguindo o raciocínio da alínea a), entende-se que os clubes não podem estar ou ter estado envolvidos em combinação ou influência de resultados, na época imediatamente anterior e que dá acesso à participação na época seguinte. Não é crível que a Lei tenha efeitos de retroactividade, como sugerem algumas interpretações mais habilidosas, porque nesse caso haveria um conjunto de clubes italianos e até franceses que não mais poderiam participar na Liga dos Campeões porque já estiveram envolvidos nas actividades previstas na alínea d) do ponto 1.04.
Segundo o conceituado jurista em Direito Desportivo José Manuel Meirim, o desrespeito pela alínea d) dos critérios de admissão acontece quando “esta situação de combinação ou alteração de resultados desportivos tiver sido produzida na época que permitiu o acesso à Liga dos Campeões”, esclarecendo também que a alínea d) se aplica à respectiva época em curso.

Azuleiro disse...

Já dizia o velho Pedroto:
Pior do que iludir os outros é iludirmo-nos a nós

Tiago disse...

Eu não estou iludido. Não vamos e não merecemos. Não se pode falar de Retroactividade, primeiro porque é um regulamento e não uma lei, e segundo porque foi algo feito para corrigir uma situação que era precisamente aquela em que o fcp está envolvida.

Já agora, o José Manuel Meirim também dizia que o Belenenses não tinha a mínima hipótese no Caso Mateus.

Azuleiro disse...

A UEFA quando procede no inicio de cada época ao licenciamento dos clubes para suas competições, estará sobretudo a analisar a conformidade e merito desportivo das equipas apuradas no ano imediatamente anterior nas competições internas.

Mesmo assim, não me acredito que a UEFA alguma vez desse valor a um caso sem fundamentos, baseado em escutas ilegais ainda não homolgadas pelo tribunal, e pela palavra de uma senhora que no meio de tantas dezenas de testemunhas que o Dr. Ricardo Costa referiu ter ouvido, nem sequer foi ouvida pelo Conselho de Justiça da Liga!!
Não nos vamos esquecer que nessa época o FC Porto foi Campeão Europeu ... a UEFA ao dar valor a esta palhaçada (que já não tem outro nome) estaria tb a por em cheque a Liga dos Campeões desse ano.

Penso que está na altura de reflectirmos tudo o que tem acontecido nesta ultima época, o apito dourado que começou por se centrar no Gondomar e de repente colou-se ao FC Porto, este apito final, os conluios entre certas personalidades desportivas, jornalisticas e da liga, entre certas personalidades da justiça, da policia e afins, está na altura de acabar com a centralização de todos os poderes da capital.
E se para isso for preciso uma ultima guerra civil, então que seja feita...

Catarina Martins disse...

a) it must have qualified for the competition on sporting merit;

Pronto, esperança por terra... A unica maneira que os podia levar la esfumou.se porque eles tiveram muito azar este ano... PEIM!

Anónimo disse...

LOL
Mal ou bem, o FCP não recorreu porque o recurso só pode versar sobre "matéria de direito" e não sobre "matéria de facto".Ou seja, aquilo que aquele que já vi designado por típico benfiquista portuense e notável jurista (e confesso que não sei se preenche alguma destas duas qualidades) Ricardo Costa deu como provado, num lamentável estilo triunfalista, já o CJ da FPF não pode rever.

Devemo-nos lembrar que o FCP foi apenas condenado por "tentativa" e isto porque os relatórios dos "peritos" Jorge Coroado, Adelino Antunes e Vítor Pereira que o tribunal cedeu à Liga dizem que o FCP NÃO foi beneficiado nos jogos em causa(jogos, alias, terrivelmente importantes e difíceis: em casa contra o último - Estrela da Amadora - em Janeiro de 2004, quando o FCP dispunha já dos proverbiais 8 pontos de avanço sobre, neste caso, os lagartos; e fora no Beira-Mar - jogo que até terminou 0-0, a três dias das meias finais da LC na Corunha, quando o Porto já era praticamente campeão.)

Mais!!

Estes casos tinham, aliás, sido arquivados pelo MP, até que apareceu uma ex-amante sofrida, digna de algumas das mais arrebatadas páginas camilianas, a escrever um livro com a alegada, segundo a imprensa, co-autoria de uma notória benfiquista e, ainda de acordo com as mesmas "folhas", financiado por um tal "Kadhaffi dos Pneus", além de ter sido nomeada pelo MP para tomar conta do caso uma Maria da Fonte de estilo justicialista, que logo se encarregou de reabrir os ditos processos, no meio do aplauso geral da famigerada nação justiceira e benfiquista.

Nação esta repleta de uma amável epístola em "pessoas decentes" e com boas intenções.
Pois as "pessoas decentes" não acham bem que o Benfica tenha "negociado" com o Estoril - ainda propriedade do famigerado José Veiga, e dirigido por um antigo director do Benfica, de nome António Figueiredo - a mudança do jogo entre os dois clubes da Amoreira para o Algarve, e ainda menos bem acharam quando nada se passou em termos judiciais, apesar dos protestos dos treinadores do Estoril, que se disseram ameaçados de despedimento pelo tal Veiga;

as "pessoas decentes" não acham bem que o Benfica, nessa mesma época de 2004/05 em que "milagrosamente" ganhou o campeonato, tenha ido contratar o José Fonte e o Morato ao Setúbal na semana em que lá ia jogar;

também não pareceu bem às "pessoas decentes" que esta época que agora finda o mesmo Benfica, o clube paladino da justiça, tenha ido contratar o Jorge Ribeiro ao Boavista na semana anterior a jogar com o Boavista;

acharam ainda as "pessoas decentes" pouco correcto que, mais uma vez, o Benfica tenha contratado o jogador Ruben Amorim do Belenenses na semana anterior ao jogo na Luz com os ditos "pastéis";

Lembro também a famosa e célebre frase que fica na história do futebol, dita por um sr. mto entendido nesta matéria na qual afirmava mais importante que reforçar a equipa é ter dirigentes nos órgãos do poder do futebol" no que, aliás, acaba de provar-se que tem toda a razão.

ainda se lembram também as "pessoas decentes" que nas escutas do Apito Dourado ainda o mesmo o dito sr entitulado "Kadhaffi dos Pneus" (belo nome porque será que lhe puseram esta alcunha no ramo?:s)aparece a dizer a Pinto de Sousa, ou lá a quem é, que, se não lhe arranjarem o árbitro que ele quer, ele trata "disso por outros caminhos", e ficam intrigadas - mas já não surpresas - as "pessoas decentes" por que motivo este indivíduo não foi colocado sob escuta nem judicialmente investigado;

as "pessoas decentes" também acham estranho que as investigações no futebol sejam só de Leiria para cima, embora apreciem que, por uma questão de 20 km, Fátima seja deixada no território dos honestos;

as "pessoas decentes" lembram-se também que, aquando da irradiação dos árbitros Inocêncio Calabote e Reinaldo Silva, o clube beneficiado por estes lídimos representantes da honrada arbitragem lusa de antanho - o impoluto SLB - não foi, nem ao de leve, castigado pela "justiça" futebolística.

Finalmente, as "pessoas decentes" lembram-se que na época de 2003/04, a tal em que terão ocorrido os tão escabrosos eventos envolvendo o FCP, este clube até foi campeão europeu e era treinado pelo agora, pela comunicação social lisboeta, idolatrado José Mourinho, o qual, diga-se, se tem remetido a um também escabroso, mas não surpreendente, silêncio.

Já dizia o mestre pedroto:

"As gentes do Porto são ordeiras porque, se não fossem, há muitos anos teriam recorrido à violência perante aquilo que se passou sempre no mundo do futebol... "