16 janeiro, 2006

estrela 2 - FCPORTO 1

A primeira derrota fora do Porto aconteceu ontem à noite na Reboleira, contra uma equipa fraca mas que sabe aproveitar o que tem. É pena que hoje em dia não seja preciso andar atento aos adversários para se ser treinador de um clube que pode ganhar todos os jogos e que por isso se cometam erros infantis como aqueles a que assisti ontem.
Há algum adepto em Portugal que não previa que o estrela jogasse assim? Todos atrás da linha da bola, à espera do erro do adversário para lançar contra-ataques perigosíssimos graças à rapidez e técnica de dois jogadores: Semedo e Manu. Havia dúvidas em relação a isto? Para Adriaanse, pelos vistos sim.
O Porto entrou em campo com uma equipa prontinha a cair na ratoeira do estrela e, graças também a muito azar, isso aconteceu.

Os primeiros 45 minutos foram um filme de terror que mete Hitchcock num bolso. Não me lembro de uma boa jogada do Porto. Só me lembro de ver os outros a correr que nem malucos por ali fora e a aparecerem sempre sozinhos.
Aos 18 minutos, Maurício mete a bola lá dentro graças a um lance que prova que ontem estava escrito que o Porto não ganhava.
Aos 34, Coutinho marca o segundo num lance que tem tanto de culpa do Baía como, mais uma vez, de azar.
Não quero, com isto, arranjar o mítico argumento do azar para justificar a derrota. O Porto esteve mesmo muito mal na primeira parte e o resultado, embora fruto de dois lances ridículos, não fugia muito à justiça.
O estrela ainda voltou a marcar (e eu cheguei a pensar no suicídio) mas o lance foi bem anulado.

Para a segunda parte, Adriaanse tirou Quaresma (o único irrequieto da 1ª parte), Jorginho (ESTE GAJO NÃO PASSA UMA VEZ POR UM ADVERSÁRIO, UMA!) e Pedro Emanuel e colocou em campo Alan, Ivanildo e Hugo Almeida. Ah, não se espantem, é verdade: ele começou o jogo com o Lisandro novamente a ponta-de-lança (só eu é que vejo que o melhor lugar para ele não é esse?) e o Jorginho (ESTE GAJO NÃO SE DESMARCA UMA VEZ BEM, UMA!) titular.
O Porto entrou com uma enorme vontade de dar a volta, é verdade, e até teve oportunidades para isso. Mas as bolas não entraram e o Boeing 707 que o estrela pôs na baliza resultou.
Lucho ainda nos deu esperança aos 61 minutos, mas a falta de jeito e o azar não deixaram trazer pelo menos um ponto (acreditem que depois daquela primeira parte era tudo o que eu pedia) da reboleira.

Dos jogadores do Porto, eu bem queria, mas não consigo dizer bem de nenhum. Mal tenho que dizer da defesa que na primeira parte pareciam meninos de coro, do Jorginho (ESTE GAJO NÃO FAZ UM PASSE DE JEITO, UM!) e do Hugo Almeida. Opa, acreditem que até ontem eu achava o Hugo um bom avançado. Mas acontece que eu passei a 2ª parte a seguir os movimentos dele e reparei que em desmarcações foi ZERO, no entendimento com os colegas foi ZERO e nem daquele corpo conseguiu tirar partido. Não ponham lá um gajo que marque golos que não é preciso.

Domingo à noite a 300kms de casa e uma boa falange de apoio ao Porto presente no estádio José Gomes. Na primeira parte, confesso, ficámos em estado de choque. Mas muito do que se fez na segunda parte foi ao colinho dos adeptos. Curioso que no final nem um agradecimento trouxemos connosco. "Para quê agradecer ou dar umas camisolas a uns gajos que fazem isto tudo por nós?"

Depois do jogo, a festa do costume e 300kms que pareciam 3000.

Continuamos em 1º, agora só com 3 pontinhos de vantagem, mas com condições para consolidar esse lugar. Isto se não voltarmos a cair em ratoeiras destas. Olhinhos bem abertos, meus senhores...

14 comentários:

Anónimo disse...

Achar que o golo de semedo é bem anulado é de bradar aos céus . . .

C. disse...

"A "mouraria", como lhe chamas (eu prefiro dizer Os Campeões) não se interessa por outros clubes e só aparece por aqui quando é falada :)"

Pulga disse...

Tudo bem que a primeira parte foi um descalambro portista. Eu mal conseguia acreditar quando cheguei a casa e vi 2-0 no marcador. Agora, dizer que o golo foi bem anulado... Sinceramente, e sem ligar às cores, acho que o gajo está em linha.

C. disse...

Eu só vi lá, ainda não vi na televisão. Disseram-me que foi bem anulado e como os jornais dizem "duvidoso" eu tiro logo uma conclusão: é. Mas caguei, 2 ou 3 a tola é a mesma.
By the way, um passarinho contou-me que se passou algo na luz:

"Bem ao assinalar o penalty contra a Académica, mal ao distinguir de forma diferente lance de Luisão na área encarnada, também cortado com a mão. Percalço significativo em noite pouco conseguida" in A Bola

"terá ajuizado bem o penálti a favor do Benfica, mas, num lance semelhante, agora a favor da Académica, nada marcou. Por fim, ficam algumas dúvidas sobre a legalidade da posição de Nuno Gomes no lance do golo de Luisão" in O Jogo

"Bem no penálti que beneficiou o Benfica, mal no lance em que Luisão cortou a bola com o braço" in Record

"As dúvidas sobre um eventual lance de penalty cometido por mão na bola não são suficientes para beliscar a exibição[de Luisão], já que nada foi assinalado" in maisfutebol (gosto particularmente desta descrição)

Vamos lá a olhar para dentro antes de criticar os outros.

Anónimo disse...

Mas alguem duvida que o pseudo-penalty do Luisão só é falado porque houve um contra a Academica e bem marcado, por sinal?

Como é que é possivel considerar penalty se o remate é feito a meio metro e o Luisão nem faz nenhum gesto que indicie querer cortar a bola com as manapulas? Ja sei a resposta: os tripas perderam, e bem, na Amadora... logo tinha de se falar dessas merdinhas para desviar a atençao!

Basta uma vitoria na Luz contra os tripas, e tudo o resto constante, para o SLB ser campeão. É que nos ganhamos no dragao...

Anónimo disse...

" Não ponham lá um gajo que marque golos que não é preciso. "

Podes ficar descansada qe depois de tentarem o Moretto e o José Fonte parece qe finalmente conseguiram roubar um jogador a um rival! É qe tal como Paulo Assunção qdo tinha tudo acertado com os lagartos, Adriano resolve-lhe seguir as pisadas assinando pelos andrades qdo já tinha tudo certo com os outros LOL! Só mesmo para os lados do dragão isto.

Em relação ao tal lance do Semedo, confesso qe independentemente de ter sido bem ou mal julgado, eu SÒ acho curioso o facto de o fiscal de linha ter levantado a bandeirola apenas quando a bola entra na baliza.
É que ainda há 3 dias para a Taça vimos o penalty qe vos pôs isentos hoje, ser assinalado pelo fiscal de linha do outro lado qe nunca conseguiria ver, alias tal como tu fizeste, isto veio citado nos três jornais desportivos.
Qualquer dúvida, não hesitem em rever os lances via televisão e tirem a prova dos 9 ;)

P.S - Ora bem, ainda sobre o tal golo qe mataria o jogo, acho positivo para o vosso treinador. É qe um mau resultado seria perder por 0-5, p isso caso o golo tivesse sido naturalmente bem validado, este resultado aproximava-se do tal mau resultado comentado pelo vosso treinador... LOOL

Beijinhos tripeirinha*

Anónimo disse...

O mais ridiculo disto tudo é ver na tv que qd o passe é feito para isolar o semedo, o arbitro olha para o auxiliar para ver se marcava ou n fora-de-jogo e, como o seu colega nada disse nesse momento, o lance prosseguiu. Mas depois a bola até entrou na baliza. E ve-se, novamente na tv, o auxiliar com a bandeirola levantada e a gritar desesperado para o arbitro com um ar completamente comprometido... Umas vezes coçam os olhos. Outras vezes gritam desesperadamente. Foda-se!

Pulga disse...

Epa, eu pensava que se estava a falar do estrela vs porto, mas como alguém disse aí "tudo serve para mudar de conversa".
Se for para falarmos do caso do Luisão então falemos...

C. disse...

miki: quem me dera a mim que o meu clube n se metesse nos negócios dos outros e só se preocupassem com o que nos falta, mas olha que já vos avisei, vocês também deviam pensar bem no que andam a fazer. By the way, o Adriano vem para o Porto porque o presidente do nacional não o quer no sportem, pois tão a lutar pelos mesmos objectivos(palavras do próprio).

Em relação ao lance do semedo, ele levanta a bandeirola quando a bola chega ao semedo (eu por acaso reparei porque olhei logo, tal era o pânico), como ditam as regras, não teve culpa que o rapaz tenha sido rápido.
Em relação aos lances da figueira, nem um nem outro são como já disse e se teve que ser o assistente a marcar a favor do Porto está tudo dito sobre o árbitro daquele jogo.

pulga: eu só falei do jogo da luz porque acho piada virem aqui dizer que só falam do benfica e bla bla bla mas caíram que nem uma avalanche mal o Porto perdeu 3 pontos.

Eu não estou a fugir a conversa nenhuma. Querem que diga que o estrela foi roubado? Querem que diga que o estrela merecia ganhar ao Porto por 5-0? Querem que diga que o Luisão não fez penalti? Querem que diga que o benfica tem melhor equipa que o Porto? Desculpem meus queridos, mas nisto tudo não estamos nem vamos estar de acordo.

Cada um vê com a cor que quer ver. Eu vejo com muito azul, mas pelo menos tento ser realista. O meu clube está à frente e tem-me dado esperança de aí continuar. Mas não ando por aí já a proclamar campeonatos e ligas dos campeões. É o que eu vos digo: vocês deviam era olhar mais para o vosso clube, mas com olhos atentos, conscientes e críticos. A parte do sonho e da euforia é normalmente o coração a falar. Olhem que depois custa mais...

Anónimo disse...

"By the way, o Adriano vem para o Porto porque o presidente do nacional não o quer no sportem, pois tão a lutar pelos mesmos objectivos(palavras do próprio)"

LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL !!!! E tu vais-me dizer qe te acreditas qe o Rui Alves, conhecido arguido do apito dourado tal como o teu presidente, abortou o negócio com
os lagartos mal voçês se mostraram interessados porque é um candidato ao mesmo lugar? LOL só acredita nisso mesmo qem for ceguinho !!!!

Em relação ao lance do semedo e do penalty, vejam o lance na TV e digam qualquer coisa. De chorar a rir, a sério!

Ultima nota para as declarações do LFV hoje. Absolutamente fantásticas e realistas. Aprecio a ambição dos meus dirigentes ao dizerem qe em breve poderemo-nos e qeremos tornar-nos um sério candidato ao vencer a Champs. Ninguém disse qe será este ano ou o próximo, mas pelo menos a ambição de a vencer existe e como o sonho comanda a vida, a ver vamos oq o futuro nos reserva se bem qe penso ser a revalidação do titulo e a tradicional ida ao Jamor como objectivos primários.

Saudações Benfiquistas

C. disse...

miki: a parte do Adriano era para te rires um bocado, mas tou a ver que andas com alguns problemas de interpretação.
Quanto ao facto de comeres o que o teu presidente diz e de pelos vistos já teres entrado nesse espírito onírico lampião, tinha-te em melhor conta depois de me dizeres que gostavas de ser portista ;)
Não stresses. Repara: vocês só estão a 3 pontos do Porto, estão a jogar muito melhor e são o glorioso. Tá ganho. Na Champions também só vos falta realmente ganhar os jogos todos, porque de resto já tá tudo tratado. Tá ganho. Na Taça, tá ganho. Para que é que vocês se chateiam com estas merdices se só têm é motivos para festejar? Deixem-me aqui sozinha a criticar o meu clube que só me dá tristezas.

Anónimo disse...

resumindo e concluindo, declaras o Sport Lisboa e Benfica vencedor em todas as supas competições... certo? LOL
Ora bem, se bem se recordam na jornada inaugural da Champs, não foi o treinador do Benfica qe disse que o objectivo europeu era repetir a taça conquistada pelo Mourinho; nem foi um jogador carismático do Benfica que antes de ir a Milão voltou a frisar qe realmente o objectivo era mesmo a final da Champs.
P isto não façamos confusões em qe uns são arrogantes e definem como unicos objectivos finais e depois nem à Uefa vão e outros qe com muita humildade e ambição dizem sonhar e qem sabe poder chegar a uma final. O discurso da dupla Veiga e Vieira tem assentado nisto e confesso-te qe me identifico com ela. Agora se lhe qeres chamar espirito onirico ou la oq é, fica ao teu critério ;)

Já agora, não é qe mereça justificação pq acho qe estavas a brincar mas como praticamente só a ti é qe conheço " daqi " e para qe não hajam dúvidas, pq sempre podem achar qe sou do Benfica desde qe foi campeão aqi vai a minha " explicação" :
Essa expressão qe falas do
"gostar de ser portista" foi proferida num contexto próprio em qe, se bem te recordas tal como o Tiago, falávamos de deslocações e do facto de eu para ver o meu clube do coração ter de fazer 600kms de 15 em 15 dias. Até tem piada fazer umas viagens e tal mas com gasolinas, portagens, bilhetes estupidamente caros e tudo mais sempre a aumentar não ha bolsa qe aguente e infelizmente qualquer dia não se vai poder ir a todas.
E de facto se fosse portista, poupava uns valentes euros ao fim do ano, mas como dizia o outro... ninguém manda no coração né?! LoL

Para terminar, sabes qe ser do clube da terrinha... é muito mais fácil ;)

Saudações Benfiquistas

C. disse...

Eu tava a brincar, escusas de te justificar. Até porque toda a gente sabe que és portista! ;)
Quanto a isso da Champions: o Adriaanse e o Quaresma realmente disseram que queriam e podiam chegar à final. Mas isso é arrogante? Eu achei exagerado na altura, é verdade, mas não me pareceram discursos prepotentes e surreais como os que tenho ouvido por aí agora.
Mas, sinceramente, já tou farta de discutir estas merdices.

Anónimo disse...

La está, são maneiras de ver as coisas. Clubismos à parte, acho o discurso do LFV humilde, ambicioso e realista enquanto qe de Adrianse e Quaresma completamente despropositados e acima de tudo arrogante mas são opiniões e como dizes e muito bem são autênticas merdices !!

Saudações Campeãs tripeirinha**