11 janeiro, 2008

Saldos de Janeiro

Sou completamente contra o mercado de Janeiro. Acho injusto, dispensável e perturbador.

É injusto porque é óbvio que é mais uma maneira de beneficiar os clubes mais poderosos, que têm mais dinheiro para ir buscar as revelações da primeira metade da época, ainda que alguns dos mais pequenos já tenham aprendido que negociar em Janeiro é sempre pior que no Verão.
É dispensável porque me parece que as equipas deviam ser preparadas a pensar apenas num mercado. As transferências de Verão são mais do que suficientes para alimentar o futebol.
É perturbador porque, apesar de andarem todos a dizer que estão muito concentrados até ao final da época, é notório que estão todos a pensar em Manchesters, Barcelonas e afins. Os treinadores também sofrem por isso, são obrigados a pensar em nomes que estejam acessíveis e em jogadores que não estão a fazer nada na equipa. Já para não falar daqueles que ficam sem os melhores jogadores de um momento para o outro por decisão dos dirigentes. Cai a estabilidade e chegam muitas vezes os maus resultados.

Como ponto positivo, tem o facto de se poder corrigir erros do Verão. Não faz sentido. O que está feito, está feito. Ninguém morria se o Postiga ficasse cá e o Hélder Barbosa ficasse na académica por mais uns meses. Nem a equipa fica a ganhar grande coisa.

No fundo, o mercado de Janeiro é apenas e só mais uma das faces do futebol-negócio moderno.
Enquanto os senhores andam nos saldos, nós vamos rezando para que não nos comprem a grande estrela da equipa e vamos assistindo a jogos deploráveis porque os meninos andam a pensar nos Manchesters, Barcelonas e afins.

6 comentários:

Os Latinos disse...

Me satisfaz a curiosidade.
Porque o nome "isento e imparcial"???
Isento??????
Imparcial?????

Jorge

Mr. M disse...

O Mercado de Janeiro sempre existiu... Não é coisa de "futebol moderno". ALiás, no antigamente nem havia este mês apenas, era durante toda a temporada...

1893 disse...

Para o Porto dava bem jeito que não houvesse este mercado, onde se costuma fazer más compras:
Ibson foi a unica coisa realmente boa dos ultimos anos a vir para aqui em janeiro, e no ultimo dia não sendo escrito na liga dos campeões.
Carlos Alberto deixa saudades da sua magia.
Adriano, deviamos ir buscalo sempre em Janeiro...


Vá lá, já temos menos um motivo para rir quando tiver-mos no Dragão ...

C. disse...

O nome é isento e imparcial em memória do Estebes, essa grande personagem do Herman, tão isenta e imparcial como eu.

tripeiro invicto disse...

se fôr para corrigir certas coisas porque não? pelo que parece este mês estamos a fazer um belo trabalho. Edgar, Postiga que não estavam a fazer nada foram emprestados, logo poupança nos salários. O Hélder Barbosa veio a custo zero e já mostrou potencial para regressar ao reino do Dragão.

C. disse...

Mas enquanto nós estamos a corrigir, outros mais pequenos saem muito prejudicados. A académica vai ficar sem o único jogador de jeito. Ok, pode receber o Edgar e o Leandro Lima. Mesmo que isso não seja tão mau assim, há casos em que os mais pequenos não vêem essas recompensas.
E este ano realmente não está mau para os nossos lados, mas já houve Janeiros muito maus para nós também.