31 outubro, 2005

FCPORTO 0 - 0 setúbal

Não há grande coisa a dizer sobre este jogo.
A primeira parte foi toda igual. O Porto sempre a atacar mas sem grandes jogadas, a falhar muitos golos, o Hugo Almeida a imitar o magnífico central Pauleta, o Setúbal sem tocar na bola e sempre a perder tempo (equipas assim deviam mesmo acabar!).
Na segunda, a única coisa que mudou foi o Porto abrandar ainda mais.
Que jogo horrível. Desesperante mesmo. Acho que há jogos dos amadores com mais classe.

Em primeiro lugar, acho que a opção do mister em deixar o Diego de fora teve resultados catastróficos. Sem ele, não há organização e ponto final.

Depois, é engraçado verificar que não há um jogo em que tudo corra bem. Normalmente, é a defesa a enterrar-se. Neste jogo nem defesa houve (o Setúbal não atacou) por isso quanto a este aspecto estamos falados. O ataque, que tanto prometeu no início da época, está cada vez pior. Postiga na equipa B, McCarthy com o coração (ou a carteira) em Inglaterra e Hugo Almeida contagiado pela doença dos ponta-de-lança portugueses: prometem, prometem e.. nada. Não façam nada que não é preciso.

Por último (e saliento que acho mesmo que, embora possa ter interferido no resultado, não fiquei revoltada porque o Porto jogou tão mal que não merecia 3 pontos) ficou um penalti por marcar a nosso favor. Pronto, estava a tentar não ser doente. Fomos roubados, é sempre a mesma coisa e se não formos campeões é por causa dos árbitros!

Isto vai de mal a pior. Perder estes pontos agora é irrecuperável depois.
Estou mesmo muito preocupada com esta equipa. E o pior é que já nem sei de quem é o mal.

O que vale é que os outros também não estão melhor. Fora o Braga que já parece o Chelsea português.

28 outubro, 2005

FCPORTO 1 - marco 0

Este post vai ser muito pequeno, porque eu hoje estou de rastos. Além disso, o jogo foi uma seca tão grande que até custa falar dele.
Não houve grandes jogadas, grandes oportunidades nem grande entusiasmo.
O Marco jogou bem, mas notou-se claramente a diferença de divisão.
O golo do Porto foi apontado por Ivanildo na 1ª parte.

Grande nota para os adeptos do Marco que levaram alguns milhares ao Dragão.

24 outubro, 2005

nacional 0 - FCPORTO 1

Mais uma viagem à Madeira, mais uma vez em casa. Quem me dera ser rica.
Desta vez nem vi o jogo na televisão, por isso não posso dar a minha opinião.
Deixo-vos algumas citações e a alegria do regresso às vitórias.

"O FC Porto voltou da Madeira com três pontos na bagagem que são, simultaneamente, um tributo ao pragmatismo da equipa e à sua recém-descoberta eficácia defensiva.", O JOGO

"Os três pontos que os portistas levaram na bagagem de volta ao continente foram arrancados a ferros e, se provam alguma coisa, é a crescente eficácia defensiva do cada vez menos revolucionário e cada vez mais conservador sistema de jogo adoptado por Co Adriaanse.", O JOGO

"O juiz lisboeta cometeu pequenos erros, em prejuízo das duas equipas, mas, no geral, saiu ileso de nódoas negras. Menos bem estiveram os seus auxiliares, ambos sem a melhor colocação para ajuizar situações de offside.", A BOLA

Melhor em campo: "Vibrante e entusiasmante como só ele sabe ser. Se havia alguém que poderia desequilibrar o jogo a favor dos dragões só podia ser Ricardo Quaresma, um regalo absoluto para a plateia e um autêntico tormento para os defensores nacionalistas, que viveram num desassossego permanente até à substituição do portista. Mais: aquele cruzamento com os três dedos do pé direito, marca registada da irreverência do cigano, foi meio-golo.", A BOLA

"O F.C. Porto tinha a lição bem estudada e mesmo sem arriscar muito, acabou por justificar a vitória.", maisfutebol.iol.pt

"O Nacional teve duas oportunidades de golo, no final da partida, e temos de rever esse aspecto, pois não podemos conceder essas facilidades. Controlámos, jogámos bem e merecemos ganhar", Adriaanse

"Na segunda parte sofremos um golo nas duas ocasiões que o FC Porto teve para marcar. Numa delas marcou e na outra fez a bola passar rente ao poste", Manuel Machado

P.S. Continuem eufóricos enquanto nós continuamos à frente sff.

23 outubro, 2005

Para tão grande caceteiro, qualquer sumaríssimo é Petit

"Por último, é óbvio que o Petit vai jogar com o Porto. Não queriam mais nada não? Vamos a apostas. Eu aposto que isto não vai dar nada ou que o vão castigar por um jogo, curiosamente numa semana em que o benfica tem um jogo de merda."
Jornal da Tripeira, 13 de Outubro de 2005

"A Comissão Disciplinar da Liga decidiu punir Petit com um jogo de castigo pela entrada sobre Targino, no encontro com o Vitória de Guimarães.
A decisão foi tomada na sexta-feira e será oficialmente comunicada na segunda-feira. Petit vai cumprir o jogo frente ao Leixões, na quarta-feira, em partida da Taça de Portugal."
www.maisfutebol.iol.pt, 22 de Outubro de 2005

Acham que é preciso dizer alguma coisa?

21 outubro, 2005

FCPORTO 2 - inter 0

"Menina, não se preocupe que isto é água benta. Fomos abençoados. Hoje limpámos o mau olhado todo." - Foi assim que um adepto portista (que eu não conhecia de lado nenhum obviamente) acalmou os meus problemas com a chuva que caía no final do jogo. E o homem tinha mesmo razão. A sorte que faltou ao Porto em tantos jogos esteve presente em força neste jogo.

Mas a sorte não é tudo. Não nos podemos esquecer que do outro lado estava o Inter de Milão. Claro que para os nossos queridos meios de comunicação ganhar por 2-0 ao Inter é uma cena básica (ai do Porto se não o fizesse! Estava em crise!), mas pronto.

Adriaanse alterou bastante a equipa. Pedro Emanuel, Pepe, Cech, Paulo Assunção, Quaresma e Hugo Almeida substituíram Ricardo Costa, Bruno Alves, César Peixoto, Ibson, Diego e Lisandro.
Opções no mínimo discutíveis, mas o que é certo é que o Porto jogou muito melhor na primeira parte do que nos últimos jogos todos juntos.
Com um golo na própria baliza e um golo que bate num defesa e engana o guarda-redes, o Porto chegou ao intervalo com uma vantagem que se diria confortável, não fosse o facto de haver um clube no mundo que se chama Artmedia.

Na segunda parte, tudo mudou. Apesar de continuarem com vontade de jogar (que era coisa que se via muito pouco nos últimos jogos), os jogadores do Porto foram muito abaixo, o que resultou em vários lances de perigo (chamar perigo àquilo é um claro eufemismo) junto da baliza portista. Os rapazes mandaram uma ao poste, falharam duas ou três com gajos sozinhos e ainda houve tempo para o Baía brilhar. Porra, que sofrimento.

Mas pronto, lá ganhámos. Já deu para recuperar alguma confiança. Agora o que interessa é ganhar na choupana.

Entretanto, o russo Valentin Ivanov encarregou-se de não expulsar nada mais nada menos do que dois ou três jogadores do Inter por "entradas à Petit", "carrinhos à Ricardo Rocha" e "agressões à Bruno Alves" (estas são as novas categorias de jogadas maldosas em Portugal).

De salientar ainda o facto dos adeptos portistas fazerem sempre questão de demonstrar que odeiam o Figo. Porquê? Por vender a própria alma ao diabo? Por cagar na Selecção e voltar quando precisa de dar nas vistas para arranjar clube? Por vir sempre ao Porto com uma atitude de "vá,prestem vassalagem aqui ao rei do vosso futebol"? Pois, por isso mesmo. Aquilo parecia o Camp Nou porra, só assobios. Pesetero!

19 outubro, 2005

Imprensa desportiva

Cá estou eu numa aula de Imprensa (daquelas aulas interessantíssimas onde dá para actualizar os blogs e tal) e lembrei-me de escrever precisamente sobre a imprensa, desportiva claro.
Na minha opinião, a imprensa desportiva em Portugal (e aqui falo só dos 3 casos nacionais: Record, Bola e Jogo) deixa muito a desejar. No geral, os jornais desportivos portugueses parecem que "não pensam". As entrevistas, as reportagens e as notícias são muito pouco críticas, embora ao mesmo tempo se sinta sempre uma certa "tendência".
Isto é, apesar de todos ligarmos automaticamente a Bola ao benfica, o Jogo ao Porto e o Record ao sporting, a verdade é que quase em nenhum deles vemos análises jornalisticamente boas (repito: é a minha opinião).
Parece mesmo que há uma espécie de "medo" dos grandes clubes, que impede os jornais de os criticarem. E se há aquelas alturas em que os jornais (e não só) até cansam de tanto meter nojo, a verdade é que na maior parte dos casos uma pessoa acaba de ler o jornal e tem necessidade de conversar com alguém para criticar as coisas, porque o jornal lhe apresenta os factos de uma forma demasiado fria.
Se a intenção é mesmo essa, se isso é fundamental para uma informação isenta e imparcial (tipo a do meu blog :)), então não percebo, porque nós continuamos a ligar a Bola ao benfica, o Jogo ao Porto e o Record ao sporting.

A Bola:
É o único jornal desportivo que eu leio diariamente (à terça então é obrigatório). A nível jornalístico acho que é de longe o melhor e acho mesmo que é o único que foge um bocado às críticas que acabei de fazer.
Para além disso, tem os melhores colaboradores e ainda por cima tem as Produções Fictícias nas últimas páginas (como é que é possível viver sem a D. Bitória, o Visconde e o Zé Manel?). Ah, e tem o Bartoon, que é uma obra prima do humor nacional.
Não sei porque é que tem uma edição diferente no Porto, as capas são sempre vermelhas na mesma.
Outro pequeno pormenor: é o jornal que mais atenção dá a coreografias, frases e iniciativas das claques, mesmo das mais pequenas.

O Jogo:
Dizem que portista que é portista compra O Jogo, mas eu não posso com este jornal. Graficamente acho que é o melhor, mas lê-se em 10 minutos, não tem interesse quase nenhum.
Safa-se pelo Pato (que nunca falha!) e por ser o único que ainda dá algumas capas ao Porto.

O Record:
Simplesmente não leio. Nunca mesmo. É o desportivo mais sensacionalista, é sempre aquele que inventa mais contratações e que descontextualiza a informação.

18 outubro, 2005

Adeus amigo,volta sempre!

O Peseiro saiu mesmo do sportem. É horrível, eu sei, mas infelizmente é verdade.
E lá se foi um dos melhores treinadores de sempre. Vai certamente deixar-nos muitas saudades.
E ainda bem que ainda há quem ache que ele fez muito pelo sporting, porque "só" perdeu o campeonato e a UEFA na mesma semana.

Peseiro, obrigada. Nunca me irei esquecer daquele terceiro golo do CSKA. Só tu para me proporcionares aquele momento.

O clássico ultra

Infelizmente, ainda há muito a dizer sobre o clássico do passado sábado.
Mas agora esqueçam o relvado, vamos para as bancadas.

Antes do jogo, nada a assinalar. Cada vez é menos provável acontecer qualquer tipo de incidentes muito graves fora dos estádios.

No início do jogo, os Super Dragões abriram um lençol gigante onde as principais figuras dos dois clubes se defrontavam num jogo de cartas. Os ases portistas contrastavam com os duques lampiões e em baixo a frase: "Aposta e ganha Dragão, temos os trunfos na mão". A completar o efeito, milhares de cartolinas de várias cores.
O lençol estava muito bem conseguido e, apesar da ideia das cartas não ser original, acho que foi bem contextualizado.

O Colectivo, por sua vez, abriu uma rede que tapava todo o Topo Norte, onde se lia "ULTRAS FCPORTO" com o brasão do grupo a meio. Cartolinas brancas davam o fundo perfeito a mais uma coreografia que engrandeceu a noite ultra.

Na 2ª parte, o Colectivo apresentou-se com um mega estandarte, onde apareciam os 7 anões (jogadores do benfica). Os SD abriram alguns potes de fumo, num efeito visual fantástico que obrigou ao atraso do jogo.

As frases do clássico foram, no meu entender, péssimas.
Colectivo:
"Vender 300 mil kits? Sport Tunning e benfica"
"Vieira: O kit de sócio também oferece pneus e poeira?"
"Vieira: para ser campeão europeu é preciso ter os Tomassons no sítio"
Incidiram essencialmente no presidente do benfica e no falhanço que foi a promoção do kit de sócio, mas estão longe do sarcasmo a que nos habituaram. Muito fraco.

SD:
"Para tão grande caceteiro, qualquer sumaríssimo é Petit"
"Escrever solidariadade só lembra ao Diabo..."
Um referência ao caso Petit que me pareceu a frase menos má da noite e um pequeno alfinete para o chuto na gramática dos diabos. Muito fraco.

DV:
"Sector campeão"
"O Costinha é que vos topa!!"
"Sumaríssimo para o Artmedia"
Com tanta coisa por onde pegar, os diabos foram a maior desilusão da noite no que a frases diz respeito.
O facto de serem os campeões em título, as bocas do Costinha para os Super e o recente desaire do FCP contra o Artmedia (aproveitando para responder a um mais que normal ataque dos SD ao caso Petit) eram motivos mais do que suficientes para usarem e abusarem da ironia e do sarcasmo. Mas não, muito fraco mesmo.

Para esta pobreza, em muito contribuiu a atitude da polícia, que cada vez proíbe mais e compreende menos.

Em termos de apoio, é muito díficil avaliá-lo estando no meio de um dos lados. Mas pronto, é a minha opinião.
Os SD e o Colectivo jogavam em casa e começaram com maior fulgor. Os DV iam cantando e os NN, quando abriam a boca, ouviam-se.
Os golos do benfica calaram os portistas e deram uma oportunidade única às claques do benfica de se vingarem de anos de sofrimento e humilhação.

No final, nada demais. Interessante o facto das claques do benfica demorarem 10(!) horas a chegar a marrocos.

17 outubro, 2005

Lagartos, adoro-vos!

Em nome de todos os portistas que estão a atravessar um momento complicado, queria agradecer ao sporting, desde o presidente aos adeptos, passando pelo Polga, pelo Beto e, claro, a acabar no Ricardo e no meu adorado Peseiro.

É nos períodos mais difíceis que se vê quem são os nossos verdadeiros amigos e realmente os lagartos nunca falham. Obrigada!

Ontem foi o dia da ressaca, do pedir a todos os deuses (só nestas alturas é que tento acreditar que eles existem) que o tempo voltasse atrás, para tentarmos alterar o rumo dos acontecimentos, ou que andasse muito para a frente, para esquecermos tudo. Ontem estávamos mal. Mas mal mesmo. Um mal incorrigível. Ou não.
Pois é, a verdade é que ontem acabou por ser um dia engraçado. Para não dizer hilariante.
Tudo graças a um clube.

sporting 0 - 1 académica. Nada de muito surpreendente para quem só vê agora o resultado. Mas quem viu o jogo sabe do que eu falo.
O Dias da Cunha de trombas no camarote, os adeptos a mandarem-no pró caralho, as caras incrédulas daqueles crentes de cachecol verde ao pescoço, o Peseiro com os seus gestos imcompreensíveis e a sua cabeça no fim, os falhanços do Beto e do Polga que como sempre são indescritíveis, o caos de uma equipa com a "pressão mais alta da Europa", os comentadores a terem um orgasmo cada vez que o Ricardo tocava na bola, o lagarto com um grande lençol branco... Tudo foi demasiado perfeito.

Dizem que o verde é a cor da esperança, mas para mim é mesmo a cor da alegria. Obrigada!

16 outubro, 2005

FCPORTO 0 - 2

Puta que pariu o futebol.
(Desculpem começar desta maneira muito pouco politicamente correcta, mas não há outra neste momento)

O Porto, o meu Porto que me fez crescer repleta de vitórias e alegrias, perdeu ontem à noite com os lampiões EM CASA. E sem espinhas. Porra, como custa escrever isto.

Na 1ª parte, o Porto até controlou o jogo porque o benfica se apresentou como se esperava: à defesa, a explorar o contra-ataque e sem jogar um caralho. Não deu em nada. O Porto falhou as poucas oportunidades que teve e a mais evidente foi mesmo do benfica.

Mas, para surpresa de todos (acho mesmo que até dos adeptos lampiões), o benfica da 2ª parte foi extremamente inteligente. Viu que o Porto estava em dia NÃO (mas um NÃO interminável mesmo) e forçou um bocadinho (e repito, um bocadinho, porque esta equipa do benfica também não tem capacidade para forçar mais) e lá nos espetou dois sem reacção dos otários que vestem uma camisola azul e branca, cuja paixão não conseguem sentir.
Ainda a salientar a cabeçada do Bruno Alves ao Nuno Gomes que no meu entender foi muito mal dada. Bruninho, não era a esse.. Era ao pequenino com o número 20 nas costas,duh!

Puta que pariu o futebol.

Esta equipa tem que mudar. Isto não pode continuar. Já não tenho palavras para qualificar a defesa do Porto. O ataque parece ir pelo mesmo caminho. E pior, estamos cada vez mais à sportem. Tudo muito bonito mas nos momentos-chave chapéu.
Lenços brancos para Adriaanse, mas será que o mal está todo aí?

Puta que pariu o futebol.

Ontem reparei que não estou mesmo habituada a perder. Em qualquer parte do mundo é normal perder-se em casa com um dos maiores rivais. Mas não aqui, não o meu Porto que durante anos e anos humilhou estes gajos nas Antas, os obrigou a fazer 600 kms de cada vez para saírem daqui sempre com o rabinho entre as pernas. Foda-se, que merda.
E mesmo depois desses anos todos, mesmo depois do Penta, da UEFA, da Champions, da Intercontinental, mesmo depois deles passarem uma década a chuchar no dedo, ontem pareceu-me que a tola com que saí do estádio foi maior do que a deles durante este tempo todo.

Puta que pariu o futebol.

Pronto, eu sei que estou a dramatizar.
Em primeiro lugar, porque eles continuam atrás de nós e porque acho mesmo que estes gajos não têm equipa nenhuma (se bem que o ano passado também não tinham e foi o que se viu).
Depois, porque é impossível haver tola maior do que a deles durante estes anos todos.
E, afinal de contas, foi um jogo, foram 3 pontos e são uns tempinhos a aturá-los a descarregar a frustração dos não sei quantos anos sem ganhar aqui (e digo uns tempinhos mesmo porque não acredito que até à próxima humilhação deles vá demorar muito tempo).
E claro, eles são do benfica, coitados, e nós somos do Porto e não há derrota que altere essa enorme diferença.
Ah, e o ano passado também ganhámos na 1ª volta na luz, também ficámos só a um ponto nessa altura e... pimba.
Por isso, caros amigos lampiões (e hoje muito pouco amigos lol), aproveitem para me chatear já que eu sou uma adverária fantástica (quando ganho nem chateio ninguém), porque tudo no futebol é efémero. E injusto, e irritante é uma merda. E não sei porque é que gosto tanto disto porra.

Puta que pariu o futebol.

P.S. Sim, foi a crónica mais difícil de escrever. E também isto é injusto porque quando eu era Penta ou ganhava tudo o que era Taça não escrevia aqui para os chatear e agora tenho que vir para aqui disfarçar a grande tola.

P.S.2 Os grandes campeões não se veêm nos escudos que mudam de camisolas todos os anos (quando não ficam numas 5 anos seguidos :)). É nas fases más (que no nosso caso JÁ dura há um ano e que noutros SÓ durou dez) que se vê quem aguenta isto, quem ama incondicionalmente e quem ama porque ganha. Foi muito fácil ir a Sevilha e a Gelsenkirchen e festejar sem parar. Foi muito fácil e muito bom. Momentos inesquecíveis que ninguém nos pode tirar. Mas é fodido passar uma época na merda e ainda ter forças (e amor, muito amor) para ir lá.

Puta que pariu o futebol.

13 outubro, 2005

FCPORTO - Tomasson, Robinho, Crespo, Saviola e Comp. LDA

Depois de mais uma brilhante exibição da selecção (o Pauleta ser o melhor marcador de sempre é muito mau), é impossível pensar noutra coisa: vem aí o PORTO-#$!#!$#.
O caso Petit, o duelo holandês e os bilhetes mal (ou bem) distribuídos aquecem ainda mais um jogo por si só bem quentinho.

Relativamente ao pseudo sumaríssimo do Petit, tenho três coisas a dizer.
Em primeiro lugar, estou mesmo surpreendida. Um sumaríssimo ao Petit?? Terei lido e ouvido bem?? Mas não é ele um dos médios com mais "classe" a jogar em Portugal?? Não é ele que joga "duro mas não maldoso"? Estou chocada, coitado do rapaz.
Em segundo lugar, estão todos revoltados porque alegadamente foi o Porto que "pediu" o sumaríssimo. Ora, a mim parece-me preocupante que seja preciso "pedir" para castigar um jogador daqueles numa entrada daquelas, mas pronto, nada de muito surpreendente até aqui. Depois, parece-me perfeitamente normal a alegada (e repito, alegada) atitude do Porto, não tanto por o Petit jogar ou não jogar, porque sinceramente não lhe vejo grandes qualidades (não é bem a mesma coisa que tentarem impedir o Deco de jogar na luz, ou o McCarthy em 500 jogos), mas porque é óbvio que é uma coisa que cria instabilidade numa equipa e é mesmo isso que se quer em semana de clássico não é?
Por último, é óbvio que o Petit vai jogar com o Porto. Não queriam mais nada não? Vamos a apostas. Eu aposto que isto não vai dar nada ou que o vão castigar por um jogo, curiosamente numa semana em que o benfica tem um jogo de merda.

Adriaanse VS Koeman: o duelo holandês. Quem será que vai ganhar? O Adriaanse arrojado ou o Koeman cagão? Ou será que nos vão surpreender e vamos ver um Adriaanse cagão e um Koeman arrojado? Nisto não aposto nada. Desde que vi o pior manchester de todos os tempos a jogar taco-a-taco com este benfica e desde que o Nuno Gomes começou a marcar golos (sim,eu adoro o Nuno e os seus golos de ressalto, já devem ter percebido) já acredito em tudo.

Casa cheia, adeptos ao rubro. Já sei que os lampiões ficam todos contentes porque as nossas maiores enchentes são nos jogos com eles. Mas meus queridos, se eu fosse a vocês (cruzes, credo, canhoto) preocupava-me era com o facto de os vossos únicos jogos com casa cheia serem fora da vossa casa.
Ah, mas falemos de bilhetes. Pelos vistos repetiu-se a cena hilariante de adeptos portistas a adquirirem bilhetes destinados a lampiões. Ora bem, se já foi grave conseguirmos milhares de bilhetes para a vossa casa, então agora que vocês têm poucos para vir cá e mesmo assim é à grande, já nem sei o que dizer.

Muito mais haveria para dizer em relação a este jogo, mas deixo o resto para depois do jogo. Quer dizer, se o Porto não ganhar não vou escrever muito de certeza, mas pronto.

P.S. Acho mesmo que não vamos ganhar, bah!

P.S.2 Digam lá que este título não tem piada lol

10 outubro, 2005

Dias de alegria

Parem tudo o que estão a fazer, tenho uma óptima notícia para vos dar.
Enganem-se os que pensam que ele perdeu o jeito, que ele anda a dormir ou que ele já não está aí para as curvas.
Pois é, o nosso amigo Dias da Cunha está de regresso e sempre em forma!

«Há forças interessadas em destruir o trabalho que o Sporting tem vindo a desenvolver e que, por isso mesmo, não perdem uma oportunidade para tentar forçar o desastre».
«É clara a posição do prof. José Peseiro como técnico do Sporting».

Obrigada sporting por estes momentos inesquecíveis.

Prognósticos só no fim

O clássico já começa a aquecer. Enquanto o país digere as autárquicas, outra refeição de peso se aproxima. E já são alguns os que opinam sobre o caso.

Costinha, ex-jogador do FCPORTO:
«Obviamente que o F.C. Porto está melhor. Está em primeiro, está a jogar bem, tem um treinador que planeou a época e está a executá-la, não sei se bem ou mal porque não me cabe a mim julgar, mas está em primeiro e isso dá-lhe mérito (...) Em casa ganha sempre o F.C. Porto».

Nuno Valente, ex-jogador do FCPORTO:
«Em quem aposto? Aposto no F.C. Porto. Mas é um clássico e os clássicos são sempre incertos».

Estes nem queriam nada estar no Porto. Naaaa!

Sorteio da Taça

FCPORTO - Marco
Leixões - benfica
sporting - Varzim

Marítimo-Trofense Caniçal-Fátima Fafe-V. Setúbal Oliveirense-U. Lamas Aljustrelense-Olhanense Abrantes-Maria da Fonte Vizela-Santa Clara Feirense-Pinhalnovense Vila Meã-Mirandela Sp.Covilhã-Lousada Oeiras-Boavista D. Aves-Belenenses Lixa-Penafiel Camacha-Estoril Académica-Gil Vicente Portimonense-Souropires Louletano-Atlético E. Amadora-União Micaelense Paredes-Nelas Lagoa-Ovarense P. Ferreira-Tourizense Rio Ave-Ribeirão Sp. Braga-U. Leiria Portomosense-Barreirense Naval-Pontassolense Imortal-Nacional
Isento: V. Guimarães

Espero que os Tuff Boys não se estiquem ;)

Semana de clássico

Pois é, no próximo Sábado temos um Porto-benfica. Para muitos, é o jogo do ano, da libertação do ódio de um lado e doutro. Para mim, é um jogo que vale 3 pontos e, caso corra bem, é razão para meter muito nojo (caso corra mal, não interessa).

Tendo em conta as equipas, vão defrontar-se um Porto claramente em má forma, com uma defesa de manteiga e um ataque de papel, cuja maior figura é um gajo que queria estar no enorme(!) West Ham, e um benfica a crescer, com um Nuno Gomes cheio de mijo que basta chutar para a bola bater em dois ou três gajos e entrar.

Tendo em conta os adeptos, vão defrontar-se os portistas ansiosos por uma reviravolta frente ao rival de marrocos e os lampiões crentes numa vitória que há muito lhes foge aqui para os lados da Invicta (aquela zona da boavista não conta).
Preparem-se para aturá-los a cantar "campeões,campeões,nós somos campeões". Não assobiem muito quando ouvirem isto, lembrem-se que é o libertar de 10 anos de frustrações.

Já dizia o outro, há três resultados possíveis: a vitória, o empate ou a derrota.
Em caso de vitória do Porto, aposto numa boa goleada para animar as hostes.
Em caso de empate, aposto em mil golos falhados pelo Porto e num golo do benfica que resulta de um grande falhanço da defesa do Porto.
Em caso de derrota (cruzes, credo, canhoto), aposto em dois golos do Nuno Gomes, sendo que um só bate em dois gajos antes de entrar.

Sinceramente e tendo em conta a minha vida pessoal nos últimos tempos (dizem que um azar nunca vem só), acho que vamos perder.
Se até o rio ganha numa cidade azul e branca, já acredito em tudo.
Pronto, e confesso, isto é conversa da treta para entusiasmar os rivais e para tentar que se cumpra a tradição (quando não acredito na vitória, eles ganham sempre).
Bem, que ganhe o melhor (que nem preciso de dizer que é o PORTO, claro).

09 outubro, 2005

A selecção de todos nós (ou não)

Portugal já está apurado para o Mundial de 2006 a realizar na Alemanha.
Tendo em conta que ainda falta um jogo e que nem sequer vamos ter que fazer contas ou ganhar por mais de 3, aí está um grande feito.
Mas tendo em conta que o adversário mais complicado do nosso grupo conseguiu levar 7 duma selecção que tem o Ricardo a titular e que o Pauleta marcou "n" golos nesta fase, acho sinceramente que o apuramento pecou por tardio.

Passámos a semana a ouvir o Scolari a pedir aos seus jogadores para praticamente não jogarem. "Operação um ponto": foi assim que designaram dois jogos frente a dois colossos mundiais (o Liechtenstein e a Letónia!!!).
O seleccionador não se cansou de dizer que bastava um ponto nestes dois jogos e que até podíamos perder os dois e sermos apurados na mesma.
Para quem quer estar entre os grandes do futebol mundial, acho que isto deixa muito a desejar, mas pronto.

O que é certo é que Portugal jogou mesmo a pensar no pontinho e o Liechtenstein aproveitou até não poder mais.
De salientar mais uma brilhante exibição do nosso querido Ricardo com duas ou três saídas ao seu melhor nível (Peseiro, por favor, dá-lhe a titularidade) e mais um golo à Nuno Gomes, se bem que desta vez só com duas tabelas(!).
E lá estarão eles no Mundial do próximo ano. Para mim, a lista dos convocados tá mais do que decidida, até porque o Scolari não consegue decorar mais nomes de jogadores portugueses.

04 outubro, 2005

Autárquicas 2005

Porque a vida não é só futebol (infelizmente), vou deixar aqui um pequeno apontamento sobre as eleições autárquicas do próximo dia 9.
Sinceramente, não tenho grandes expectativas em relação aos resultados porque este país é uma merda. Enquanto de um lado vamos ver as Felgueiras, os Avelinos, os Isaltinos e os Valentins a ganharem com grandes vantagens, por outro tudo indica que a direita vai continuar a dominar as principais Câmaras (se bem que o PS não é grande alternativa mas pronto).
No Porto, as coisas vão de mal a pior. O rio promete não parar e não é o outro que levou no focinho que o vai fazer.
Analisemos os candidatos por alto:

CDU - Rui Sá - este devia contar por dois. Há o Rui Sá que anda atrás do amiguinho rio, a aprovar o que ele manda e há o Rui Sá de esquerda, que disfarçadamente critica o tal amiguinho. Sinceramente, não percebo como é que a CDU dá a cara por isto.
Bloco - Teixeira Lopes - a única energia alternativa. Ao menos anima a malta ao encostar o rio à parede (se bem que em Aldoar ainda o encostaram melhor).
PND/PPM - João Almeida Garrett - confesso a minha ignorância, nunca procuro saber nada sobre este partido.
PS - Francisco Assis - opa, era tão fácil arranjar alguém para ganhar ao rio, mas tão fáciiiiiiil. Mas não, tinham que ir buscar esta aberração, que nem é capaz de mandar umas bocas. Grande otário. Mas verdade seja dita, tem uma boa equipa atrás dele (salvo seja).
PSD/PP - censurado - há 4 anos, nem o discurso de vitória tinha preparado, pode ser que este ano não escreva nada a pensar na derrota.

Votem, com ou sem consciência, mas votem.

02 outubro, 2005

marítimo 2 - FCPORTO 2

Odeio ver o Porto na televisão. Odeio, odeio, odeio. Dá-me uma sensação de impotência tal que um falhanço do Baía ou um erro do Jorginho parecem culpa minha, como se estando lá eu pudesse mudar o rumo das coisas.

Bem, quanto ao jogo propriamente dito, parece-me que foi a pior exibição da nossa equipa esta época. Durante a 1ª parte e um bom pedaço da 2ª, conseguiram a enorme proeza de me fazer relembrar as péssimas exibições da época passada. E, atenção, o adversário foi o marítimo (equipa que ainda não venceu esta época e que, pior do que isso, já perdeu com o sporting), não era o barcelona ou o milan como chegou a parecer, tal era o domínio que exerciam sobre os azuis e brancos em alguns momentos.

O jogo começou com um golo carregado de sorte do Manduca (até de costas nos marcam golos), seguido de mais duas ou três oportunidades para o lado do marítimo. Felizmente, a sorte esteve do nosso lado e continuou a estar quando o próprio Manduca teve que sair lesionado.
Do lado do Porto, não consigo destacar nenhum jogador na 1ª parte, já que nenhum esteve perto da forma que já demonstrou este ano. O Jorginho então fez com que o Porto jogasse com 10 o jogo todo.
Na 2ª parte, Adriaanse arriscou e também graças ao cansaço dos madeirenses (é bem feita, contra nós roem-se todos e depois acontece-vos isto) o Porto marcou dois golos de rajada por Lisandro e César Peixoto.
A meia dúzia de minutos do fim parecia tudo controlado e a expulsão de Sergipano (depois duma cuspidela no Ricardo Costa, quero ver o ímpeto da Comissão Disciplinar neste caso) só o veio reforçar. Mas o cabrão do Marcinho saca-me um remate espectacular e acaba por dar justiça ao resultado. Desculpem a linguagem mas para além de estar mais uma vez com uma grande tola, fico lixada com estes jogadores que marcam grandes golos ao Porto e depois passam a época e mesmo a carreira toda no desconhecido porque nunca mais fazem nada de jeito.
Valnei e o treinador Bonamigo acabaram por ser expulsos também, o que reflectiu o comportamento muito pouco exemplar desta equipa ao longo dos 90 minutos.
O Porto ainda teve duas oportunidades escandalosas de golo, mas aí a sorte já não esteve do nosso lado. Mas também a verdade é que eles não mereceram ganhar este jogo.
Sinceramente, não consigo dizer quem foi o melhor em campo, pelo menos do nosso lado.

Mais um ano sem passar no caldeirão, mais um desaire para o qual não há grandes explicações. Pode ser que esta paragem no campeonato sirva para recuperar a confiança. Até porque vamos receber os lampiões e toda a gente sabe como nós gostamos de ser hospitaleiros nestes momentos.

P.S. Os comentadores da tvi são um atentado à pacificidade portista. Depois queixam-se de levar no focinho.

01 outubro, 2005

Adriaanse VS Peseiro

Tanto o FCPorto como o sportem perderam jogos fundamentais esta semana duma forma no mínimo embaraçosa para os seus treinadores. Está na altura de olhar para trás e sobretudo para a frente, comparando dois treinadores que atravessam dias complicados.

Adriaanse:
- Nunca ganhou nada de jeito
- Nunca perdeu nada de jeito
- Tem o Porto a jogar à sua maneira
- Tem pulso a mais no balneário
- Até agora, falhou nos grandes testes (glasgow, braga e artmedia)
- Gosta do futebol atacante, atractivo e objectivo
- Exige que a equipa "marque golos"
- Não tem problemas em ser sincero e concreto com os jornalistas
- Está contente por treinar o Porto
- Chama o povo ao estádio
- Expulsou as cabeleireiras do McCarthy
- Farta-se de elogiar o seu presidente
- No final dos jogos em que perde pontos, assume as suas responsabilidades e as dos seus jogadores
- Já avisou os adeptos que se não gostarem dele podem mostrar lenços brancos que ele vai embora
- Com sorte, é o único treinador do Porto este ano

Peseiro:
- Nunca ganhou nada
- É preciso dizer o que já perdeu? lol
- Tem o sporting a jogar à sua maneira
- Tem pulso a menos no balneário
- Falha SEMPRE nos momentos decisivos
- Há quem diga que gosta do futebol atacante, atractivo e objectivo
- Exige a "pressão mais alta da Europa"
- Nas conferências de imprensa, troca os pés pelas mãos
- Acha que está a treinar o chelsea
- Faz com que vá menos gente ao futebol
- Contratou cabeleireiras para o Rochemback
- Não menciona o seu presidente por vergonha
- No final dos jogos em que perde pontos, em que é eliminado ou em que ganha mas é humilhado, queixa-se do "azar", do "infortúnio" e com sorte chora um bocadinho
- Já não consegue contar os lenços brancos que vê, mas acha sempre que tem "condições para continuar"
- Não dura até ao Natal :(

É por estas e por outras que o Peseiro é o meu treinador preferido.

FCPORTO 2 - artmedia 3

Não, não demorei a escrever isto aqui por estar com uma grande tola (embora esteja efectivamente), só tenho andado ocupada.

Ora bem, no que a este cataclismo diz respeito não há muito a dizer.
O Porto entrou muito bem no jogo, facilmente chegou ao 2-0 (bonitos golos de Lucho González e Diego) e adivinhava-se uma goleada devido às evidentes fragilidades do adversário.
Um golo a fechar a 1ª parte e outro a abrir a 2ª empataram injustamente a partida. A defesa do Porto voltou a cometer erros fatais que estariam na origem ainda de um outro golo dos eslovacos.

A tarefa dos azuis e brancos está agora bem mais complicada e, à boa maneira tuga, já estamos todos a fazer contas. Agora é obrigatório vencer todos os jogos. Eu, sinceramente, já estou preparada para não seguir em frente. O que este ano até não será mau de todo, porque já que está visto que não estamos a fazer nada na Europa, ao menos dá para concentrar os esforços na única coisa que lhes exijo este ano: o campeonato.

Como já afirmei várias vezes esta equipa é boa, mas é demasiado ingénua. O ano passado jogávamos bem pior e, no entanto, notava-se a experiência dos jogadores neste tipo de competição. Agora é ganhar ritmo e aprender com os erros. Como diz o mister e muito bem: "este não é o Porto do Mourinho" e é isso que toda a gente tem que meter na cabeça, a começar por nós, portistas.